quinta-feira, 7 de março de 2013

[Série] Como Economizar em: Rub Ons

Boa Noite, lindas

Vocês sabem o que são rub ons? Até há pouco tempo, eu nem imaginava o que eram. Porém, lendo um fascículo sobre técnicas de scrap, deparo-me com a expressão. Como não tinha noção do que significava, dei uma googleada e descobri que são transfers adesivos e devem ser aplicados por meio de fricção. Lembrei imediatamente daquelas figurinhas que vem (ainda vem , não é?) nas gomas de mascar e que basta colocar sobre a pele, aplicar um pouco de água, esfregar com a unha e, tcharam, surge uma "tatuagem". O princípio é o mesmo, com exceção do uso da água. 

Exemplos de rub ons. Imagem retirada de : http://www.scrapaobelprazer.com/2011/10/rub-ons-em-diferentes-suportes/

O interessante é que descobri, na minha pesquisa, um vídeo que ensina a como fazer seus próprios rub ons. Está em inglês, mas dá para ter uma ideia:


Se você ainda não compreendeu direitinho, eu ajudo, pois testei aqui em casa. Você vai precisar de um computador com algum editor de texto instalado (Microsoft Word, BROffice), uma impressora a jato de tinta e uma folha de acetato (pode ser uma folha de transparência a laser. É importante que seja a transparência usada em impressoras a laser, pois se você usar as que são próprias para a jato de tinta, a impressão vai aderir, e a gente não quer isso aconteça. Mais embaixo você vai entender o porquê).

Escreva seu texto no editor de texto.
Antes de imprimir, você precisa ir antes nas propriedades de impressora.
Quando abrir a janela das propriedades, vá em Avançado e ative a opção Imagens Em Espelho.
Isso fará que sua impressão saia espelhada.
Aqui a impressão invertida. Tenha muito cuidado para não borrar, pois o texto está "molhado" e é ele que você vai transferir para o papel.
Será a parte invertida que será aplicada no papel. Assim, você verá o texto na forma direita.
Friccione o texto no papel para ele ser transferido. Eu usei uma dobradeira, mas até cabo de tesoura ou ponta macia de lápis podem ser usados.
Eis o resultado. Como eu fui uma menina descuidada, acabei borrando na hora da aplicação, pois deixei o acetato deslizar no papel. =P
E depois que terminar, basta passar um pano úmido para limpar e reaproveitar o acetato. Lavou, tá novo! =D

O que achei mais bacana dessa dica é que, de agora em diante, poderei usar as mais diversas fontes nos meus títulos ou jounarling. Sem contar a economia! Basta aplicar com cuidado para não borrar. 

E aí, o que acharam? Beijinhos!

6 comentários:

  1. Que dica maravilhosa!!!
    Além de textos, também podemos imprimir imagens... a imaginação é o limite! :)
    Muuuito obrigada por compartilhar! Assim que eu testar eu mostro.
    Beijos,
    Simone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone
      Eu acho que deve ficar muito legal com imagens que imitem carimbadas. O lance é não deixar o acetato deslizar no papel, senão borra. Bjos!

      Excluir
  2. Achei muito legaaal, tô adorando suas dicas de como economizar em vários itens de scrapboook! Eu usei rub on em uma aula que participei e esfreguei com palito de picolé!! fica a dica tbm!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Mel, o palito de picolé é ótimo por ter a ponta arredondada. Valeu!

      Excluir
  3. Muito Obrigada pelas dicas, são super, a dica da tampinha metálica eu sempre guardo todas de qualquer embalagem, inclusive deu certo nos cortadores. Quanto a cola, alguns adoçantes apresentam um bico dosador ótimo e para não perder as tampinhas faça um pequeno furo o suficiente para passar o fio de nylon, dê um pequeno nozinho por dentro puxe a ponta e amarre na boca do frasco, fica ótimo. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é verdade, tem frasco de adoçante que o bico é excelente, além de poder reaproveitar o frasco ao invés de mandar para o lixo. Bjos e obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...