sexta-feira, 6 de setembro de 2013

[Série] Como economizar em: soprador térmico (heat gun)

Olá, amigas mulheres

Um soprador térmico, ou heat gun, ou mesmo aquecedor de emboss, é uma ferramenta utilizada em scrapbooking para se fazer heat embossing, ou, em bom português, relevo a quente. Para quem não conhece, sugiro dar uma olhadinha nesse tópico aqui em que explico um pouco do que se trata a técnica de hot embossing.

Nesta semana, uma seguidora do blog daqui de Fortaleza me perguntou onde comprei meu aquecedor de emboss, pois não conseguia achar um na voltagem de 220, que é a da nossa cidade. Bem, o fato é que, na época em que adquiri o meu, também não consegui encontrar de forma alguma, por isso acabei comprando o de 120v mesmo e o utilizo com um estabilizador. O problema foi eu ter esquecido desse pequeno detalhe na segunda vez em que o usei, então o coloquei diretamente na tomada e aí, amiga, a ferramenta superaqueceu, derreteu o bico e deixou o papel queimado. Quase o perco. Quase...

Esse "bucho" na parte superior do bico foi o resultado da besteira que fiz. Esse plástico é super resistente e suporta as altas temperaturas produzidas pelo heat gun quando utilizado adequadamente. Daí vocês têm noção de como ele esquentou bastante.
O derretimento do corpo da ferramenta fez com que o ducto de metal se deslocasse. Agora, ele possui a saída
de ar quente torta para sempre, mas continua funcionando perfeitamente. 
Para evitar fazer besteira novamente, escrevi com marcador permanente a voltagem do aparelho para nunca mais esquecer na vida.

Algum tempo depois que adquiri o meu aquecedor, descobri que existem, em lojas de venda de material de construção e maquinários, sopradores térmicos que são a mesmíssima coisa, porém bem mais robustos, alguns de uso profissional e bastante feiosos, inclusive. Esses sopradores "monstrengos" possuem duas vantagens em relação ao soprador bonitinho do scrap: 1) existem na versão 220v; 2) são bem mais baratos que os de marca de scrap.
Esse aqui, que é até bem bonitinho, é do tamanho de um secador de cabelos profissional,
ou seja, bem maior que os heat guns específicos para scrap.

A Sheyla, do Scrapeteiras, faz uso do soprador térmico comum. Inclusive, neste tópico, ela apresenta a ferramente dela e dá alguns exemplos de seu uso. Além disso, estive, hoje, em uma loja de venda de material para artesanato (para quem é de Fortaleza, foi a Mormaço do centro da cidade) e, na seção de scrapbooking, adivinhem só o que vi sendo vendido por lá? Isso mesmo, um soprador térmico comum, desses horrorosinhos mesmo.

Portanto, se você não tiver problema com aparência e tamanho, fica a dica de um aparelho mais barato que o de scrap e que tem a mesma função. E para você que tem problema com aparência, fica a dica também, pois você pode adquiri-lo e o usar no íntimo do seu lar, escondido de todo mundo. A única sugestão que dou é tomar cuidado com o controle da temperatura. Ao contrário do aquecedor de emboss de scrap que é só ligar/desligar e acabou, os sopradores térmicos grandões possuem ajuste de temperatura. Sendo assim, opte pela mais baixa a fim de não tostar seu papel.

Ai ai, se eu tivesse descoberto isso antes de ter comprado o meu atual, teria optado pelo mais barato, óbvio. Mas já passou, o importante é ser feliz.

Beijos em todo mundo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...