quinta-feira, 26 de março de 2015

[Quinta das Ferramentas, Materiais e Técnicas]: Carimbeiras

Olá, amiguinhos e amiguinhas

Estou encontrando dificuldades de atualizar o bloguinho devido a falta de tempo. Como prometi no vídeo em que falei sobre carimbos, falaria também sobre carimbeiras. Pois bem, o vídeo já está no ar no Youtube há uma semana, apenas não tinha conseguido escrever o post correspondente para complementar as informações que constam nele. Mas vamos lá...


Há várias opções de carimbeiras no mercado, e é possível que este post não contemple todas elas. Cada uma produz um efeito e influencia diretamente no resultado final da carimbada. Além das já citadas no vídeo, é importante mencionar as seguintes:
  1. Adirondack pigment ink pad – da marca Ranger, produz cobertura opaca. Aceita emboss e, quando aquecida com o secador, fixa-se em papel brilhante, vegetal, plástico, metal e vidro. 
  2. Adirondack felt dye pad – também da Ranger, é uma carimbeira à base de corantes e de cobertura translúcida. Pode ser aplicada em todos os tipos de papel. Não aceita emboss e possui secagem rápida. 
  3. Archival Ink – outra carimbeira da Ranger, à base de água, pode ser usada sobre fotos e, depois de seca, torna-se resistente a água. Aceita o uso de marcadores à base de água. 
  4. Versacolor – da marca Tsukineko, é à base de água e possui secagem mais lenta. Aceita emboss. É ideal para ser utilizada em superfícies porosas. 
  5. Versamagic – também da marca Tsukineko, produz efeito opaco semelhante ao giz. Pode ser aplicada na maioria das superfícies, inclusive nas escuras. As carimbadas não se misturam, e os detalhes permanecem nítidos. 
  6. Versafine – outra carimbeia da Tsukineko, é à base de óleo, ideal para superfícies revestidas ou porosas. É resistente a água e pode ser usada com aquarela. Possui secagem rápida, proporciona qualidade de impressão detalhada. 
  7. Versacraft - também da Tsukinelo, com característica opaca, pode ser usada sobre várias superfícies, como tecido, madeira, couro, cerâmica não vitrificada etc.
  8. Brilliance – carimbeira metálica e perolada da Tsukineko, à base de água e de secagem rápida.
  9. Encore – pigmento metalizado à base de óleo da marca Tsukineko, possui secagem lenta e aceita emboss. 
  10. Opalite – mais uma da Tsukineko, é uma carimbeira à base de pigmento iridescente, ideal para ser aplicada em superfícies escuras ou brilhantes, possui secagem lenta e aceita emboss. 
  11. Glue pad - outra carimbeira da Tsukineko, mas esta é com cola à base de água, perfeita para aplicações de glitter, chalk e micro beads (miçangas).
  12. Colorbox Dye ink – da marca Clearsnap, é uma carimbeira à base de água, com cores intensas e de secagem rápida. Não aceita emboss.
  13. Colorbox Crafters - também da Clearsnap, é ideal para uso em tecido, grande concentração de pigmento, aceita emboss e possui secagem lenta.
  14. Crafter's - carimbeira da Clearsnap à base de pigmento,. Pode ser usada em papel, mas o ideal é usá-la em tecidos (pode ser lavado depois de seco) e madeira.Torna-se permanente se usada com uma ferramenta de aquecimento por um ou dois minutos.
  15. Top Boss - também d ClearSnap, é usada para fazer emboss aquecido. Existe a versão clear, e a versão “tinted, essa última não é transparente, ela é rosada.
  16. Palette  - da marca Stewart Superior, é uma solução adesiva ativada por calor que pode ser usada em papel e outros tipos de superfícies como transparências, plástico, couro, madeira, tecido etc.
  17. Ancient Page – carimbeira permanente sobre superfícies porosas à base de corantes, à prova d’água e com secagem rápida. 
  18. Vivid – carimbeira de secagem rápida, à base de água, oferece cobertura translúcida, com cores intensas, ideal para ser usada com esponjas, gazes, etc. 
Para concluir, encontrei estes testes feito com diversas carimbeiras. Algumas delas, não chego nem a citar na lista acima. As imagens são boas para visualizar o efeito de cada uma, vejam só:

Fonte: http://stampersquest.com/2010/01/22/january-product-review-back-to-basics-part-two/
Fonte: http://stampersquest.com/2010/01/22/january-product-review-back-to-basics-part-two/
Fonte: http://stampersquest.com/2010/01/22/january-product-review-back-to-basics-part-two/
Fonte: http://stampersquest.com/2010/01/21/january-product-review-back-to-basics-part-one/
Fonte: http://stampersquest.com/2010/01/21/january-product-review-back-to-basics-part-one/
Fonte: http://stampersquest.com/2010/01/21/january-product-review-back-to-basics-part-one/
Até a próxima, pessoal.

Beijos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...