domingo, 18 de outubro de 2015

[Dica]: Como usar o Círculo Cromático

Oi gente

Hoje, pretendo apresentar para vocês o círculo cromático, uma ferramente muito útil para a combinação de cores. Sabemos que uma boa combinação de cores é essencial na construção de um trabalho de scrapbooking. Para nos auxiliar nesse processo, podemos utilizar o círculo cromático, pois, a partir dele, é possível visualizar quais cores combinam melhor e são mais agradáveis ao nosso olhar. 

O que seria, então, o círculo cromático? Tradicionalmente, ele é representado, como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores colocadas lado a lado de acordo com suas tonalidades: três primárias, três secundárias e seis terciárias.

As cores primárias são aquelas que originam todas as outras cores, ou seja, o amarelo, o azul e o vermelho. Por sua vez, as cores secundárias, isto é, o laranja, o violeta e o verde, são aquelas resultantes da mistura das cores primárias. Por fim, as cores terciárias são as criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.

O círculo cromático também é dividido em cores quentes e cores frias. Entre as quentes, estão os vermelhos, amarelos, laranjas e rosas. As cores quentes chamam a atenção e aproximam o olhar. Azuis, verdes e roxos são cores frias, são mais sóbrias, e permitem combinações cheias de elegância. Branco, preto e cinza são consideradas cores neutras. Logo, podem servir como base para diferentes combinações.

Calido é quente em espanhol. Rojo é vermelho, naranja é laranja e amarillo é amarelo ;-)
Há diferentes formas de utilizar o círculo cromático para buscar harmonia entre as cores, dente elas, destaco: monocromática, análoga, complementar, tríade e tetra.

A harmonia monocromática é o “ton sur ton” (tom sobre tom), ou seja, consiste em utilizar variações de tonalidade dentro da mesma cor. É uma combinação fácil e que agrada muita gente, porém não apresenta contraste e não é tão vibrante.


A análoga é a combinação de cores vizinhas no círculo. Escolha uma cor, a sua vizinha da direita e a sua vizinha da esquerda são as análogas dessa cor e, apesar de pouco contrastantes, rendem uma combinação um pouco mais interessante que a monocromática. Geralmente, usa-se uma cor como dominante e as outras duas entram nos detalhes. Assim, uma cor se sobressai na combinação, enquanto as coadjuvantes alegram e trazem riqueza. Um cuidado é não utilizar muitas cores nesta combinação, pois pode destruir a harmonia. Evite, também, a mistura de cores quentes e frias na mesma harmonia.


A combinação complementar ocorre quando tomamos cores que estão em lados opostos do círculo cromático, como o azul e o laranja, por exemplo. Este tipo de mistura tem alto contraste com resultados interessantes e, ao mesmo tempo, ousados. Aqui, sim, vale misturar cores frias com cores quentes. Aliás, essa é uma linda combinação, que funciona muito bem. Essa harmonia chama muito a atenção, por isso, vale destacar uma cor dominante e utilizar a outra para fazer detalhes. Ao contrário da monocromática e da análoga, é mais difícil de encontrar um equilíbrio da combinação complementar.



A combinações em tríade acontece quando optamos por 3 cores que estão equidistantes no circulo cromático, criando um mix de cores vibrantes. Novamente, escolha uma cor para ser a dominante e procure deixar as outras para os detalhes. O efeito visual é moderno e bem diferente. Cheia de contrastes, mas sem perder o equilíbrio e o requinte das cores jamais.


Temos, ainda, a harmonia resultante da seleção de dois pares de cores complementares entre si. Chamado por alguns de tetra ou retângulo, estas combinações são as mais ricas de todas as harmonias, pois utiliza quatro cores, sendo elas complementares em pares. Porém, é uma harmonia muito difícil de trabalhar. Se as quatro cores forem utilizadas proporcionalmente iguais, o conjunto parecerá desequilibrado, portanto deve ser sempre escolhida uma cor como a dominante sobre as restantes.

Combinação Quadrado
Combinação Retângulo

Há mais formas de uso do círculo cromático, porém considero essas as principais. Caso queiram conhecer as outras maneiras de harmonizar as cores, cliquem aqui.

Então, gostaram da dica? Espero que sim! Não deixem de deixar os comentários de vocês relatando suas experiências com a combinação de cores.

Beijinhos

P.S.: O uso do círculo cromático vale para tudo em sua vida, deste a combinação das cores das roupas como na decoração da casa e pintura das paredes. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...