domingo, 11 de novembro de 2012

[Série] Ferramentas: Furadores

Boa tarde, gente linda

Hoje, eu vou falar um pouquinho sobre os furadores. Ah, os furadores! Uma ferramenta essencial para toda scrapper e que ajuda muito na confecção das páginas e cartões.

Parte dos furadores que possuo.

Furador não é uma ferramente tão barata. Por isso, a maioria das scrappers recomenda para quem está iniciando no scrap e não quer gastar descontroladamente que comece adquirindo as formas básicas e em diversos tamanhos, ou seja, círculos, elipses e quadrados, e essas mesmas figuras escalopadas. Além dessas, é indicado furadores em formas de flores, folhas e corações. 

Escalope é esse "babadinho" ao redor da figura.

Bem, eu sou toda "torta" e não segui esses conselhos, e não me arrependo. Para quadrados, uso régua e estilete. Só tenho um furador de círculo. Para círculos maiores, ao invés de ter vários furadores, preferi comprar uma ferramenta da We R Memory Keepers chamada Circle Cutter, que nada mais é que um cortador de círculos (depois eu faço um post sobre ela para mostrá-la a vocês). E para o escalope, eu uso uma tesoura decorativa que faz o corte nessa forma. Os outros, fui adquirindo aos poucos. Para as elipses, estou pensando em aquirir umas facas da Spellbinders ou da Sizzix.

Minha tesoura de fazer escalope. Custou R$ 3,50 numa lojinha de produtos chineses.
Meu círculo escalopado (tá um pouco tortinho porque fui displicente na hora que estava fazendo-o).

Mas isso vai de cada uma. Para mim, funciona desse jeito, para outras, pode ser que não. Voltando aos furadores, eles existem de várias marcas, nacionais ou importadas, e dos seguintes tipos:

  • Formas: possui uma infinidade no mercado, das mais diversas figuras e formas geométricas.
Esse da Martha Stewart faz a forma e o relevo seco. Lindo, não é?

  • Bordas: fazem tiras e barras decoradas no seu papel. Existem de diversos desenhos.
Furador de borda a Art & Montagem.

  • De canto (cantoneiras): decora os cantos do papel.
Furador de canto da Martha Stewart.

Algumas dicas para preserva por mais tempo a vida útil de seu furador: 
  • Para manter seus furadores sempre afiados, corte papel alumínio ou lixa bem fina; 
  • Para o manter bem lubrificado, corte papel manteiga ou pingue algumas gotas de óleo para máquina de costura. Mas atenção, se usar óleo, você deverá, depois, furar várias vezes um papel qualquer até perceber que o mesmo não sai mais manchado. 
Espero que tenham gostado do assunto. Beijos e até mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...