domingo, 10 de fevereiro de 2013

[DICA] Como fazer um Heat Emboss perfeito

Você sabe o que é heat emboss? É simples! Heat Embossing nada mais é do que a técnica de relevo a quente. Não expliquei nada, não é? Então, deixa eu explicar.

Em scrap, existem uns pós bem finos que são aplicados em imagens recém carimbadas e, quando aquecidos a altas temperaturas, derretem e dão um relevo àquela imagem. São conhecidos como pó para emboss (embossing powder) e aderem à tinta do carimbo. Existem de diversas cores e marcas, sendo que os pós nacionais são da Toke e Crie e da Mural Color. A carimbeira a ser utilizada deve ser de secagem lenta, como aquelas à base de água ou as específicas para emboss, que são incolores e à base de óleo (a mais conhecida é a da Versamark). A secagem deve ser lenta a fim de proporcionar a adesão do pó à carimbada. Depois, é utilizado um aquecedor específico para isso. Ele parece um secador de cabelo, mas diferente deste, não assopra muito e o ar que sai é bastante quente (se não tomar cuidado, queima a mão e o papel). Neste post do blog Scrappiness Designs há uma descrição bem detalhada destes materiais e do passo a passo para fazer o heat emboss.

Aqui vai uma dica quente (haha, pegaram aí o trocadilho) que aprendi no fórum Creative Scrappers e que, inclusive, é citada pelo Scrappiness Designs para fazer heat emboss sem ficar o pó salpicado no papel (aqueles pontinhos de pó que acabam ficando de fora da figura que você quer dar relevo. E nem adianta limpar com pincel antes de esquentar, pois você sempre acaba tirando um pouco do pó da carimbada). 

Exemplo de hot emboss cheio de pontinhos fora da imagem.

Antes de dar a carimbada, passe talco no papel. Não é simplesmente jogar o talco. É jogar e esfregar com o dedo e, depois, tirar o excesso. Aí, então, você carimba e aplica o pó de relevo a quente. Dá um batidinha no papel para retirar o excedente de pó e aquece. Após isso, passa um pincel para limpar o restante do talco ou passa um paninho levemente úmido. Pronto! O pó de emboss vai ficar apenas na imagem carimbada e não vai se espalhar para onde não deve. Além disso, se o talco for perfumado, seu trabalho ficará com um cheirinho bom.

Ah, agora sim! Percebem que apenas as letras estão com o relevo e não há os malditos pontinhos?

É isso, pessoal. Uma diquinha simples, mas que dá uma qualidade maior aos trabalhos. Beijinhos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...