domingo, 3 de fevereiro de 2013

SAGA WALMART: a compra de uma máquina de costura

Gente, que saudade do meu bloguinho!!! Ficar afastada disso aqui e das tesouras e dos papéis estava me deixando um pouco triste, mas agora vou tentar voltar à produção novamente. É preciso, pois me faz bem e feliz.

E para começar, trago o relato de uma experiência muito decepcionante, cansativa e que me chateou muito, mas muito, muito mesmo: a compra de uma mini máquina de costura no site Walmart. A história é um pouquinho longa, mas eu preciso compartilhar com vocês. Estão preparadas? Então, lá vai...

Sempre quis uma máquina de costura. Minha mãe costurava, minha avó era costureira, minha madrinha costurava, então convivi com máquinas. Sei usar o básico de uma máquina de costura, eu fazia bolsas artesanais na época da faculdade para vender. O scrap reacendeu o desejo de possuir uma. Gosto de costura nos layouts, mas dá muito trabalho fazer à mão, sem contar o tempo que leva. A oportunidade de comprar uma surgiu no dia 23 de novembro de 2012 numa oferta que vi no Wlamart. Era perfeita: Sew Mini Janome, uma mini máquina de costura que eu já tinha visto como indicação por algumas scrappers.

Fonte da imagem: http://www.janome.com.br/produtos_detalhes.asp?sukey=39647090437DJ1NMSO&mukey=39563103706T5OZPNC#

Como vocês podem ver, ela é bem compacta, ideal para os trabalhos de scrap e também para eu fazer pequenos trabalhos de costura em tecido. Comprei! Mesmo estando com as contas bem apertadas por causa dos gastos com o apartamento novo, comprei. Não poderia perder a oportunidade. A máquina estava com um preço ótimo e com frete grátis, além de ter a voltagem da minha cidade, 220v. Claro que ainda pesquisei em outros sites, mas não cheguei nem a encontrar a voltagem que precisava, só achava em 110v. Só o Walmart a tinha. Então, mesmo financeiramente apertada, fiz minhas contas e vi que parcelando em 6 vezes ficaria mais confortável de pagar. E assim o fiz, no dia 23 de novembro de 2012, dia em que começou minha saga, POIS ATÉ O DIA DE HOJE AINDA NÃO RECEBI MEU PRODUTO!!!

Vamos ao detalhes: adicionei o produto à cesta, dizia que a previsão de entrega seria para o dia 23 de dezembro de 2012. Beleza, antes do Natal. Quando fui realizar o pagamento, a data de entrega já tinha mudado para o dia 28/12/12. Tudo bem, estaria em mudança mesmo, não estava apressada em receber.  No dia 24/11/12, a compra passou pelo setor de crédito do Walmart, pela análise do cartão de crédito, foi aprovada e, assim, seguiu-se a preparação do pacote e a entrega da mercadoria para a transportadora. A última movimentação foi no dia 29/11/12, em que dizia que o produto estava com a transportadora.


Morava em condomínio e me mudei para outro. Quem recebe os pacotes do meu antigo endereço é o escritório do prédio. Assim, mesmo se não estivesse em casa ou se já tivesse me mudado, alguém o receberia por mim. É assim até hoje com todas as minhas correspondências, eu orientei o profissional do escritório a não devolver nada até eu conseguir atualizar meu endereço nos diversos prestadores de serviço e avisei que ainda aguardava um último pacote de 2012. Ele me conhece bem, pois quase toda semana era uma encomenda que chegava.

Mas eis que chegou o dia 28/12/12 e nada. Esperei mais uma semana para ver se a encomenda chegava, mas nada. Nem a minha página do Walmart mostrava alteração. Então, no dia 06/01/13 mando e-mail perguntando o que acontecia. Eis que eu recebo, no dia 08/01/13, a resposta mais absurda da história das respostas: meu pedido não tinha sido aprovado pela operadora de cartão de crédito. Como assim, Bial? Eles analisam o crédito, aprovam, mandam nota fiscal eletrônica do produto para meu e-mail, a primeira parcela, na altura do campeonato, já tinha vindo na minha fatura e já estava era paga, e depois que eu pergunto a respeito do atraso da entrega, eles vêm me dizer que não tinha sido aprovado???? Sério isso?

Pois é, foi sério. Mandei novo e-mail com todas essas indagações. Mas como a resposta era muito absurda, resolvi ligar logo. E a resposta foi a mesma. A atendente de nome Maria (protocolo nº 152068940) não se mostrou nem um pouco interessada em resolver a situação, mesmo eu falando que era impossível não ter sido o pedido aprovado, uma vez que já constava na minha fatura. Ela não deu nem tchum e mandou eu entrar em contato com a operadora de cartão de crédito. 

No dia seguinte, entrei, só para descobrir o que já sabia, a compra constava no sistema da operadora do cartão e continuariam vindo as próximas parcelas. Mas como não queria deixar margem para discussão e nem mostrar falta de colaboração na tentativa de resolver o problema, fiz o que solicitaram.

No dia 10/01/13, liguei novamente para o Walmart e expliquei a situação toda novamente. A atendente, no nome Marta, insistiu na mesma desculpa e que eu deveria entrar em contato com a operadora de cartão de crédito. Mas eu tinha acabado de dizer que eu já tinha entrado em contato, que a compra estava OK, o que mais eu precisava fazer? Quem tinha que fazer alguma coisa agora era o Walmart. Foi então que ela disse que repassaria a reclamação para um outro setor e que eu aguardasse que retornariam dentro de 5 dias, sem antes encerrar a ligação dizendo que muito provavelmente eu teria que entrar em contato com a operadora do cartão de crédito para estornar a compra. Lindo, não? Eu passo mais de um mês aguardando a chegada da mercadoria, eles não dão satisfação nenhuma, eu vou atrás de saber o que está acontecendo porque o Walmart não teve a mínima consideração de entrar em contato e ainda jogam para cima do consumidor a responsabilidade para resolver um problema ocasionado por eles mesmos. Nem pensar, camarada. Eu comprei, já estou pagando, preciso e quero a máquina, então quero um solução. 

Eu já tinha até exposto um pouco da situação na minha conta do Twitter, até que um outro consumidor do Walmart me localizou e disse que o mesmo acontecia com ele e que tinha feito um vídeo protesto pela situação. Vejam que interessante:


Nos comentários desse vídeo, surgiu outro consumidor que passou pelo mesmo problema e, depois de tentar todos os canais de comunicação, entrou em contato com a matriz americana da loja e expôs a situação. No mesmo dia, a filial brasileira retornou o contato e enviou o produto que ele tinha comprado. 

Eu passei a procurar por esse contato americano, até o pedi a esse consumidor, mas ele não deu retorno. O problema é que quando tentamos digitar o endereço da loja americana, somos imediatamente enviados para a loja brasileira. Mas já consegui localizar. Não o utilizei ainda, eu disse AINDA, porque no dia 14/01/13 recebi a ligação da atendente Daiana, analista de relacionamento do Walmart. Ela pediu desculpas pelo acontecido, que eu não precisava entrar em contato com a matriz americana (ou seja, eles monitoram o que a gente fala na internet, POIS EU ESPERO QUE MONITOREM ISSO AQUI E VEJAM QUE AINDA ESTOU MUITO CHATEADA COM A FALTA DE RESPEITO), que havia acontecido uma falha de comunicação entre a loja e a operadora do meu cartão de crédito (hunrum, sei ¬¬), mas que me enviariam outra máquina de costura, pois a que eu tinha comprado já havia esgotado. Peraí, esgotada? Uma máquina que já estava com a transportadora se esgotou no meio do caminho? Não, não, já sei, perceberam, assim do nada, que minha operadora de cartão tinha cancelado minha compra, tipo, semanas depois da compra, então eles ligaram para o motorista e disseram "ei amigo, cancela aí a entrega porque essa não vai pagar, passa a mercadoria pra outro". Fala séeeeeeerio!!! 

Eu respirei fundo, respirei muito fundo, e aceitei a troca. Não era a máquina que queria, é uma máquina um pouco maior, muito menos da mesma marca, mas aceitei. Eu quero é minha máquina, eu preciso da máquina, já têm ali duas capas de almofada e um lençol só aguardando para eu fazer, sem contar que quero experimentar no scrap. A nova máquina será essa:

Fonte da imagem: http://img.americanas.com.br/produtos/01/00/item/7448/4/7448466SZ.jpg

A Daiana informou que meu produto chegaria até o dia 21/01/13, e adivinhem o que aconteceu? Não chegou. Então, mandei novo e-mail, no dia 22/01/13. Mas não tive resposta. Então, liguei, nem lembro bem a data, acredito que foi no dia 24/01/13. Ela mostrou surpresa por eu não ter recebi o pacote e ficou de verificar o que acontecia e depois retornaria a ligação. Não retornou. Mandei novo e-mail no dia 25/01/13, mas nada. Liguei novamente no dia 28/01/13, ela disse que ainda verificaria o que se passava com a transportadora e que pediria urgência na entrega. Retornou depois por e-mail, no mesmo dia, informando que o produto viria pela transportadora Kharisma e que chegaria em dois dias. Respondi que aguardaria mais uma vez e, caso não chegasse, tomaria outras providência. Dessa vez, diferente da primeira promessa pelo novo produto, enviaram-me um e-mail com nova nota fiscal eletrônica e outro com a previsão de entrega para o dia 04/02/13. Houve também alteração no acompanhamento das minhas compras no site do Walmart. No mesmo número do pedido, há agora a nova nota fiscal e a nova data de entrega, dia 01/02/13 (olha aí que estranho, duas datas de previsão de entrega).

Sei que, a essa altura, muitos de vocês já devem estar me xingando de burra e que deveria ter entrado na justiça faz tempo. Eu sei que estou tendo uma paciência de Jó, pois faz mais de dois meses que comprei o produto e mais de um mês de atraso na entrega, sem contar a forma desrespeitosa com a qual estou sendo enrolada esse tempo todo. Eu sei que estou sendo enrolada, mas se for para entrar na justiça, não quero que venham dizer depois que não tentei. Busquei todos os canais de comunicação, tentei diálogo de todas as formas, esperei um prazo de entrega absurdo e aceitei amigavelmente a troca. Tentei resolver o problema da melhor maneira possível, problema este causado pelo próprio Walmart. Meu prazo final é dia 04/01/13, ou seja, amanhã. Se ao final do dia, minha máquina não estiver em minhas mãos e em perfeito estado, podem ter certeza, buscarei os órgãos competentes e enviarei uma carta de desapontamento à matriz do Walmart. Aguardem que na terça-feira, dia 05/02/13, farei o update dessa postagem.

UPDATE EM 04/02/13:

Minha máquina chegou. \o/ Fiz um teste rápido e, ao que parece, funciona perfeitamente. Ainda vou estudar o manual dela e treinar um pouco. Posso até fazer, futuramente, um post sobre costura, tanto a mão quanto em máquina.

Quanto ao Walmart, bem... Posso até morder minha língua depois, mas sinto que não vou comprar lá nunca mais. Pelo menos, esta é a intenção... Beijos e obrigado(a) a todos(as) pelo apoio! 

8 comentários:

  1. Tô passada, Lelé... Acho que também tentaria receber, sendo um objeto de tamanho desejo. Fico na torcida que chegue logo, rs. O blog é lindo, amei! Fu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio, Fu. Tô aqui na peleja, vamos ver se amanhã trago boas notícias... Bjos

      Excluir
  2. Acha que vc deveria ter ido no Procon, eles tinham que mandar a que vc escolheu, não outra! Mas fica em paz é assim mesmo, hoje em dia é cada um por si, ninguém se importa com nada é tudo bagunçado, o importante é que vc está bem e Deus é contigo! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valdineia, obrigada pelo apoio. Eu só vou procurar o Procon caso a máquina não chegue até amanhã. Realmente, não é a máquina que comprei, mas acredito ser uma boa máquina. Pesquisei um pouco sobre ela e não é uma opção ruim, eu estou querendo é resolver a situação. Só não é Janome e nem é tão pequena quanto a Sew Mini. Beijos

      Excluir
  3. Que perrengue danado!!!!
    Olha, já achava o Walmart meio estranho, mas agora estou espantadíssima!
    Boa sorte e estou aqui na torcida que tudo se resolva e vc tenha a máquina pra chamar de sua!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi Fu, chegou no dia 04, ao final do dia, mas quase não chegava. Já usei e tá funcionando bem. Tô gostando muito dela. No momento, tava tentando implementar um boicote ao Walmart, mas lá foi o Dudu comprar um radinho de pilha e sabotar o movimento. Bjos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...